assessoria em manufatura

Nossa metodologia de trabalho parte de um diagnóstico das etapas envolvidas no processo produtivo, no sentido de transmitir ao cliente eventuais deficiências e pontuar soluções para cada necessidade.

As propostas consistem em soluções simples e objetivas, obtidas através de ações como:

Conversar sobre os problemas que o cliente normalmente encontra no processo de produção
Pontuar resultados e ganhos esperados pelo cliente
Apresentar ferramentas da administração/engenharia da produção que podem ser aplicadas no chão de fábrica
Dimensionar reduções de custos considerando possíveis racionalizações do processo produtivo
Pontuar redução de inventário observando cada item pela classificação ABC ou por tamanho
Sugerir aumento da eficiência da Mão de Obra Direta treinando operadores no método de trabalho definido
Pontuar, por amostragem, se os tempos padrões estão corretos
Considerar se há integração entre os gestores de cada setor na solução dos problemas
Conversar sobre pontualidade das entregas aos clientes
Pontuar se a capacidade instalada versus pedidos em carteira estão equilibrados
Pontuar se o bloco K está seguindo as exigências da Controladoria da empresa e do Fisco

Principais segmentos em que atuamos na gestão da produção


Estamparia de aço, Corte e Dobra

Esse processo é recheado de movimentos estressantes e desgastantes, pois é realizado com chapas, ora finas e cortantes, ora com chapas extremamente grossas, longas e pesadas. Neste segmento é preciso estar atento ao plano de corte de cada chapa que produzirá a peça, tendo em vista que o desperdício de matéria prima é grande nesse processo.


Fundição sob pressão de alumínio/zamak

Aqui a preocupação fica com a manutenção periódica dos equipamentos devido ao desgaste dos seus componentes, principalmente os eletrônicos, uma vez que as máquinas e moldes trabalham em alta temperatura. Além disso, todo o cuidado com a segurança dos operadores ainda é pouco pois é um processo perigoso e agressivo.


Indústria de saneantes, enfatizando processos de envase, rotulagem, sleeve, rosqueadoras

Formular e manipular insumos líquidos requer amostras antecipadas para sua aprovação. A aferição com regularidade dos dispositivos de segurança nesse processo é fundamental devido ao uso em abundância de álcool e de gás.


Produção de Molas e Artefatos de Arame

Produzir molas requer atenção com a resistência, com o escoamento, teste de carga e com a dobra. As molas de torção, compressão, tração e molas especiais são produzidas em CNC ou em máquinas mecânicas.



Injeção de Plástico, Extrusoras e Sopradoras

Por se tratar de insumos nobres, como é o caso do polietileno (PET), do polipropileno (PP) e do Poliestireno (PS) e, não menos nobres, as máquinas e moldes, os parâmetros para estes processos precisam estar criteriosamente definidos. Outra coisa importante é viabilizar redução de paredes e número de cavidades, tanto nos moldes de injeção, quanto nos de sopro.


Usinagem, Centros de Trabalho, Torneamento e Retífica  

Observação criteriosa das medidas (cotas de desenho) durante a produção é a palavra de ordem no processo de Usinagem, pois, as tolerâncias nessas peças são apertadíssimas. Lembro que um bom controle como CEP e máquina com Capabilidade (1,0; 1,33; 1,67) adequada evitarão refugos e retrabalhos.


Processos de montagens seriadas de produtos, lavadoras, bebedouros, ventiladores, tanquinhos, centrífugas;

Linhas de montagem ou células de montagem precisam estar bem cronometradas e bem balanceadas, ou seja, manter o tempo padrão de cada operador o mais próximo possível. Muitas pessoas trabalham nestas linhas de produção e essas pessoas são interdependentes.


Indústria de confecções adotando o sistema VAC

– VAC (Velocidade de Atravessamento Constante) busca reduzir tempos de produção, garantir prazo de entrega, balanceamento das etapas, diminuir estoques, aumentar produtividade, eliminar paradas de produção, reduzir ociosidade e gargalos, utilizando 3 conceitos que são: Just in Time, KanBan e Teoria das Restrições.
– Normalmente as confecções têm suas produções divididas em 3 etapas que são Corte, Costura e Acabamento. Devido as dificuldades para planejar, programar e controlar as etapas da costura e do acabamento adotamos o VAC, que muda a forma de administrar essas 2 etapas com auxílio das seguintes ferramentas:
• Tempos e Métodos – Tempo Padrão
• Balanceamento das etapas
• Layout
• Just in Time – KanBan
• Teoria das Restrições


Trabalhos realizados na Administração da Produção

CONHEÇA NOSSO TRABALHO! ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA APRESENTAÇÃO

Envie uma mensagem no WhatsApp que responderemos em breve.