TPM -Total Productive Maintenance ou Manutenção Autônoma

Bem, não vamos confundir TPM (da indústria) com TPM (da mulher). São coisas bem diferentes.
> Aqui estamos falando do TPM, da indústria, (Total Productive Maintenance), ou simplesmente Manutenção Autônoma, onde executar manutenções simples usando o próprio operador da máquina é um caminho para ganhos de produtividade e aumento da produção.
> Como exemplo do conceito TPM, imaginemos uma pessoa trocando uma lâmpada em casa que está queimada. Acredito que em aproximadamente 2 minutos esta pessoa trocaria a lâmpada. Mas tem casos que demandaria até 15 minutos ou mais. Claro, vai buscar a escada, depois precisa ver onde guardou a lâmpada, as vezes nem comprou a lâmpada, então precisará ir comprar.
> O mesmo pode acontecer com as máquinas que quebram na fábrica. Imagine precisar chamar a manutenção cada vez que uma máquina parar por um probleminha mínimo, como por exemplo, a troca de uma correia, ou mesmo um fusível queimado. Isso poderá levar um bom tempo. Veja, até o supervisor acionar a manutenção, até a manutenção chegar na máquina, identificar o problema, voltar no estoque e pegar a peça para substituição, voltar na máquina e, finalmente, trocar a peça.
> O conceito TPM resolve isso de modo rápido, confiável e produtivo.

Se este conceito não está presente na sua empresa entre em contato: (11)9.9790.0062

Deixe um comentário